Menu

Blog Fit Studio

Pilates

O Legado de Lolita San Miguel

22/04/2014 comentários
Lolita San Miguel na cerimônia em comemoração ao Pilates Day, em Monchendgladbach, na Alemanha. Essa placa foi colocada no local onde antes era a casa onde Joseph passou toda sua infância.

Lolita San Miguel na cerimônia em comemoração ao Pilates Day, em Monchendgladbach, na Alemanha. Essa placa foi colocada no local onde antes era a casa onde Joseph passou toda sua infância.

Começo a falar hoje um pouco mais sobre o Legado do Método Pilates, mas ao invés de começar com todos os instrutores de primeira geração que não estão mais entre nós, optei por celebrar em vida uma pessoa que tanto tem colaborado para o aprimoramento do Método, e que hoje se encontra com mais saúde do que nunca, ao longo de seus 79 anos de idade.

Lolita nasceu em Nova York, e completou 55 anos de prática do Método Pilates no ano de 2013. Seu primeiro certificado no Método veio das mãos de Carola Trier, que foi a primeira discípula treinada diretamente por Joseph Pilates. Carola abriu seu próprio studio de pilates em NY, e foi lá que Lolita teve seu primeiro contato com o Método. Poucas pessoas já ouviram Lolita contar sobre a história e todas as experiências que ela já passou ao longo desses 55 anos dedicados ao Pilates.

Fato curioso número 1, é que nem Lolita nem cliente algum que frequentava o Studio de Carola, sabia que Joseph ainda estava vivo e que seu studio original se encontrava numa distância de poucos metros do Studio em que ela treinava diariamente. Lolita estava a procura de algo relacionado ao movimento, algo com o qual poderia trabalhar e se aprofundar. Kathy Grant ao saber disso, conversou com Lolita sobre o programa de profissionalização e transição de carreiras para dançarinos, oferecidos pela Univerdade de Nova York, e logo em seguida lhe deu a idéia, “por que voce não vai treinar diretamente com o criador do Método, Joseph?”, foi só então que Lolita se deu conta de que Joseph estava vivo e tinha seu próprio studio ali em NY, e a partir desse momento o resto é história, ela procurou Joseph, passou então a frequentar seu studio, e por fim ela e Kathy Grant foram as únicas pessoas a receberem um certificado de treinamento assinado em mãos pelo próprio criador do Método, e com a chancela da State University of New York.

Outro fato curioso, também contado por Lolita, era o fato de Joseph ser direto, sem rodeios, e de certa forma, com uma leve rispidez com os seus clientes na hora de dar aula, os relatos contam que ele não tinha muita paciência para ensinar várias vezes o mesmo movimento, e caso o cliente insistisse em não aprender o exercício, ele era o primeiro a virar as costas e deixar o cliente para um segundo plano. Ao contrário de Joseph, Clara era doce, e muito paciente, e tinha uma excelente metodologia de ensino. Minha opinião, pura e simples, é a de que os opostos se atraem e muitas vezes se complementam.

O mais incrível é a descrição dos Studios, segundo Lolita, o Studio de Carola era extremamente limpo, muito bem cuidado, servia chá para os clientes, tudo meticulosamente colocado  no seu lugar. O Studio de Joseph, em contra partida, era um local simples e rústico, não tinha o brilho, faltava a limpeza e  a organização presentes no studio de Carola, e ele tão pouco  servia chá ou qualquer outro tipo de amenidade aos seus clientes. Ambos studios eram frequentados por dançarinos famosos, e intelectuais da alta sociedade. Os dançarinos procuravam o Método para a reabilitação, a fim de retomar toda a funcionalidade perdida por consequência de alguma lesão, e desejavam mais do que tudo retornar aos palcos. Os intelectuais da alta sociedade e madames, procuravam o Método por ser exótico, por estar à frente de seu tempo.

Lolita teve uma carreira intensa no mundo da dança, se destacando como primeira bailarina do Metropolitan Opera Ballet por cerca de dez anos e também para a Companhia de Ballet Hispanico por outros três anos. Em 1977, mudou-se para Porto Rico, onde fundou e assumiu o cargo de diretora artística, por mais de 27 anos do Ballet Concierto de Puerto Rico, que se tornou a principal companhia de ballet, ocupando esse posto até os dias atuais. No ano de 2000 fundou o centro de treinamento Pilates Y Mas, empresa voltada para o ensino e prática do Método Pilates. Em 2005 com 70 anos de idade, Lolita resolveu deixar para trás seu cargo como diretora na companhia de dança, e a partir de então passou a se dedicar exclusivamente ao aprimoramento e ensino do Método Pilates. Pouco tempo após disso, ela iniciou um extensivo programa de treinamento para mentores, o Pilates Master Mentor Program, formando mais de 100 instrutores de segunda geração do Método Pilates ao redor do globo.

Tenho a felicidade de fazer parte desse grupo de instrutores, fui a primeira brasileira convidada diretamente por Lolita para participar desse programa, e desde o ano de 2009 viajo periodicamente para me encontrar com ela, seja lá onde  estiver. Poucas pessoas do mundo do Pilates, especialmente alguém do calibre de Lolita, abrem as portas da sua casa e nos convidam para entrar. Perto dos seus 80 anos de idade, ela é uma pessoa em uma constante busca de conhecimento, basta para isso começarmos a conversar sobre alguma patologia em particular, ou algum caso que lhe deixe curiosa, pronto, esse é o gatilho que ela precisa para disparar dezenas de perguntas ao redor de um tópico, e ela só se dá por satisfeita quando finalmente esclarece toda e qualquer dúvida. Me diga quantos profissionais, bem sucedidos em seu meio, que ainda possuem humildade suficiente para buscar aprender mais?! Conheço pouquíssimos!

Voltando para a história, um ano marcante foi o ano de 2011, ano no qual Lolita conseguiu erguer uma placa em homenagem a Joseph Pilates, em frente ao local onde antes existia sua antiga casa, hoje uma praça, na cidade de Monchendgladbah, na Alemanha. Desde então, centenas de instrutores e mestres do Método Pilates tiveram a honra de conhecer essa cidade, durante o mês de maio, data na qual ocorreu durante 5 anos seguidos, a conferência internacional de Pilates. Tive a chance de conhecer esse local ano passado, e de me apresentar como palestrante nessa conferência, muitos me perguntam  sobre essa experiência, e repito aqui o que falo para todo mundo, foi uma experiência absolutamente fenomenal, a energia presente naquele lugar, e o que sentimos ao pisar na cidade natal dessa pessoa que tanto nos inspira, não tem como descrever em palavras.  O que me chamou bastante a atenção é que praticamente ninguém da cidade sabe quem foi Joseph, ou se quer já ouviu falar do Método que ele criou, e que se tornou referência mundial para tantos profissionais da área de saúde.  Quem tiver a oportunidade, visite esse lugar!

No ano de 2012 Lolita abriu o primeiro grupo de pilates exclusivamente formado por participantes de uma única nacionalidade, esse grupo foi formado por 11  profissionais brasileiros, excelentes profissionais diga-se de passagem.  Fui chamada para fazer assistência  e tradução para o grupo, iniciava-se ali, uma nova etapa da minha vida profissional,  foi e ainda é uma experiência única e indescritível, e é com base nesse tempo de convivência ao lado dela, que me sinto tão a vontade para escrever sobre Lolita.

Para quem quiser saber um pouco mais, ou quiser ter a oportunidade de se aprimorar e conhecer a fundo a abordagem de Pilates desenvolvida por Lolita, ao longo de 55 anos de experiência no Método, eis aqui uma grande chance, em 2014 chega ao Brasil o primeiro programa de certificação de Pilates criado e desenvolvido por Lolita San Miguel, o Legacy Teacher Training Certification, um programa de educação no Método que se diferencia de tudo que já foi visto até hoje. O curso abordará tudo sobre o Pilates, do Clássico ao Contemporâneo, e será ensinado apenas por educadores qualificados, que foram escolhidos pessoalmente por Lolita, sendo que todos eles participaram com sucesso do seu programa de Pilates Master Mentor Program. Uma das razões que levaram Lolita a criar esse curso, foi o imenso desejo de deixar um legado para o Método Pilates, um legado que permanecerá vivo e será passado de geração a geração.

Glaucia Adriana é Fisioterapeuta, sócia e proprietária do Fit Studio em Brasília.

Tópicos: , , ,

Comentários